Hospital psiquiátrico - Clínica psiquiátrica nossa senhora de Fátima
![]() |
Foto Lucas Santos |
"Simpósio sobre suicídio no vale do São Francisco em 2018, quem cuida: previne e promove a saúde metal".
Ivonete de Souza Silva Neto, Gerente financeira.
Ele estudando em salvador para psiquiatria surgiu a ideia de fundar juntos com alguns amigos e então prefeito da época o hospital Psiquiátrico de Juazeiro Bahia, essa Instituição em 1957 que era um hospital psiquiátrico modelo na psiquiatria no Brasil.
Os tratamentos evoluíram e ficarão mais humanizados, na que lá época usavam camisa de força e isolamento em quartos trancados e tratamento de choque.
O tratamento de choque ainda existe, só que tem todo um preparo, esse tipo de tratamento tem que ter a disposição um anestesista e um psiquiatra com autorização.
Nos dias de hoje nós, não temos esses equipamentos e nem o psiquiatra e muito menos a autorização, e os psiquiatras dos dias de hoje não são adeptos a esse tipo de tratamentos.
A instituição só tem o SEPA - Serviço de Psicologia Aplicada, do ministério da saúde do governo federal que é o como mantemos essa instituição, hoje ativa para atender a demanda dos seus pacientes, olha nós não temos nem outro recursos.
A não ser o repasso do ministério da saúde, nós temos o contrato de 60% do leito, e esse do que a gente produz.
O ministério da saúde repassa o recurso para a prefeitura de Juazeiro por conta que foi municipalizada, a alguns anos atrás essa verba era direcionada direto para a instituição.
Como municipalizou a administração da saúde publica a gora é obrigatório que esse repasse passe pela a prefeitura e/ou a secretaria de saúde.
Só lembrando que nós vivemos apenas desse repasse do governo federal, e que não é suficiente e o repasse está defasado a mais de 10 anos, além disso nós recebemos muitas doações não em dinheiro.
E sim, de insumos como alimentação medicamentos, nós recebemos de outros municípios mais da parte de limpeza e higiene.
Si a sociedade Juazerense e alguns amigos que abraçaram a causa da instituição e se eles abandonasse, essa casa já estaria fechada, e só está de pé por conta da solidariedade de muitas pessoas da macro região do Vale do São Francisco.
Tem pessoas que chegam com envelope com dinheiro, essas mesmas pessoas querem ficar anônimas, esses valores são destinados para manutenção, mais não é comum o sanatório solicitar doações em dinheiro.
Por exemplo o piso da recepção da instituição foi doado, atreves de uma campanha feita por um amigo, que faz um trabalho voluntario aos domingos ele é cristão da igreja verbo da vida e coordena um projeto chamado a Rede.
Principalmente nesta localidade aqui no bairro Santo Antônio as pessoas igrejas e o clube das senhoras que gostam de ajudar assa instituição.
A nossa vizinha dona Iolanda ela ama essa instituição e algumas pessoas simpatizante com a nossa causa como a sociedade Juazerense e petrolinense.
Precisaríamos de mais profissionais na parte de enfermagem, só que a nossa receita não nos dar essa possibilidade de ampliar o nosso quadro de funcionários.
Esse é o nosso desejo si a receita fosse atualizada, com a uma defasagem si ela hoje fosse ajustada com certeza nós manteríamos um quadro suficiente para nossa demanda.
A nossa receita é insuficiente e menor que a nossa despesa é pago a energia, água, alimentação e medicamentos isso é muito caro principalmente alimentação, medicamentos e a folha de pagamento que é o mais caro que nós temos aqui.
Os nossos paciente internos eles são pessoas que precisa de carinho e de amor, elas não são bichos, não são animais elas são gente como agente.
Nenhum comentário: